Olá pessoal! Aí segue o texto construído pela equipe de trabalho nº 3, composta por Talita, Branca, Amanda e Felipe. Leiam e postem comentários que alimentem a discussão sobre o tema.
Um abraço grande!
Será mesmo que sabemos ler devidamente? Que lemos o suficiente? Os brasileiros, hoje, possuem o hábito cômodo de ler o mínimo esperado. Em um ranking sobre leitura, entre 30 países, o Brasil ficou em 27º, perdendo para países como Argentina que tomou o posto de 18º. O modo como aprendemos a ler e como fazemos essa leitura são as características que mais afetam nossa interpretação, um exemplo comum na sociedade é que efetuamos uma leitura ascendente, que é a decodificação de uma série de símbolos escritos, ou seja, estamos analisando palavra por palavra para compreendermos o texto e é ai que estamos nos equivocando.
Antes de tudo vamos a uma pergunta, o que é leitura? Bom, muitas pessoas acham que isso se resume somente a pegar algo escrito e ler, como citamos acima, palavra por palavra, mas ler envolve vários fatores. Ler descreve-se como uma interação de indivíduos, ou seja, não é somente eu que estou lendo, há vários aspectos que me cercam no momento da leitura. Como o meio em que estou, a intenção do autor e com isso ele mesmo em pessoa, assim como o conhecimento de mundo do leitor que ajuda a decifrar palavras e conceitos pré-formados.
O ato de ler é mais que somente ler, é se envolver com o todo, e isso é chamado de leitura dinâmica. Quando envolvemos uma leitura ascendente com uma leitura descendente, que se define uma leitura que envolve o nosso conhecimento prévio desta palavra ou conceito, transformamos essa leitura em uma leitura interativa e dinâmica.
A solução para elevarmos esses índices é conscientizar nossos jovens e também adultos a uma leitura diária e dinâmica, pois o que iremos ler terá um objetivo, e cabe a nós mesmos alcançá-lo, e só assim saberemos se lemos ou somente passamos o olho no livro em que obtemos.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário